Início > Tratamentos > Contato
Início > Tratamentos > Contato
Obesidade e emagrecimento
TCC no tratamento da obesidade (LIMA; OLIVEIRA, 2016; TEUFEL et al., 2011; SHAW et al. 2005), principalmente porque o tratamento não serve só para perder peso, mas também para minimizar o subsequente ganho de peso. Sendo assim, ele deve ser direcionado aos vários processos que influenciam o abandono das tentativas de controle do peso e a negligência da manutenção do peso como um objetivo. Cabe ressaltar, no entanto, que esse tratamento (COOPER; FAIRBURN; HAWKER, 2013) é composto por 3 fases e nenhuma delas funciona isoladamente.
● FASE 1 (emagrecimento): apresentação da diferença entre perda de peso e manutenção de peso. Essa distinção é apresentada no início do tratamento e sustentada o tempo todo. É também inerente à própria estrutura do tratamento, o qual tem 3 fases. Na fase 1 o objetivo é emagrecer (pode durar mais ou menos entre 17 e 30 sessões). É seguida pela fase de manutenção, que tem como objetivo a manutenção e estabilização do peso (mais ou menos 14 sessões).
● FASE 2 (emagrecimento): abordagem dos potenciais obstáculos para a aceitação da manutenção do peso que envolve identificação e moderação dos objetivos irreais de perda de peso; administração das preocupações com a imagem corporal; redirecionamento dos objetivos primários do paciente. Portanto, na etapa de emagrecimento (fases 1 e 2), o objetivo terapêutico não é só a perda de peso, mas também alcançar mudanças cognitivas e comportamentais em outras áreas pessoais relevantes do paciente (aparência, autoconfiança, qualidade dos relacionamentos, condicionamento físico etc), aprender a reconhecer e valorizar as mudanças que foram feitas no tratamento e aprender a aceitar aquilo que não pode ser mudado (por exemplo a proporção corporal). O objetivo do terapeuta no final da etapa de emagrecimento (fases 1 e 2) é fazer com que os pacientes acreditem que são capazes de controlar seu peso por um longo período de tempo e que aceitem
a estabilidade do peso.
● FASE 3: ajudar os pacientes a adquirirem e, então, praticarem as habilidades comportamentais e as respostas cognitivas que precisam desenvolver para controlar o peso de maneira eficaz. Esse é o objetivo da etapa de manutenção, cujo objetivo é a estabilidade do peso e a aquisição de habilidades para mantê-lo.