Início > Tratamentos > Contato
Início > Tratamentos > Contato
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A Terapia Cognitiva foi criada pelo psiquiatra Aaron Beck, na Filadélfia, quando ele começou a perceber que os seus pacientes deprimidos apresentavam um certo modo de pensar que se repetia, bem como uma falta de esperança e rigidez em relação aos eventos do futuro.
Ao perceber esse padrão de pensamento, o principal objetivo de Beck era construir uma teoria que pudesse reestruturar o pensamento rígido, trazendo flexibilidade para esses pensamentos. Pois, para ele, se conseguisse alterar o padrão de pensamento (pessimista, catastrófico) desses pacientes eles teriam bons resultados em seu tratamento (BECK, 1964).
Importante ressaltar que Beck se inspirou em diversos conceitos das teorias psicológicas, bem como a teoria comportamental, a teoria humanista, a abordagem centrada na pessoa, a Gestalt-terapia e o Psicodrama. Com a evolução dos estudos da psicologia foi possível conceber a Teoria Cognitivo-comportamental como uma abordagem contemporânea, que fornece uma nova visão sobre o comportamento. Contudo, a frase que resume bem a premissa básica da TCC vem de Epiteto que diz “os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem, mas sim pelas opiniões sobre as coisas” (EPICTETUS, 1991, p. 14). Ou seja, mais importante do que o que nos acontece é a interpretação que damos a cada evento. Enxergamos e interpretamos a realidade com base nas crenças que construímos ao longo da nossa vida. Identificar os erros cognitivos mais comuns serve de base para compreender o funcionamento global do indivíduo (BECK, 2022; WRIGHT et al., 2019).